Prefeitura de Porto Velho melhora fiscalização de ônibus com sistema eletrônico

01/04/2011 09:02

A bilhetagem eletrônica dos ônibus urbanos de Porto Velho Semtran_-_SET_site_4vai ajudar a prefeitura a ter um retrato real do sistema de transporte coletiva da capital. O acompanhamento será feito por meio de um programa de computador que dará acesso à secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) ao banco de dados do Sindicato das Empresas de Transporte Passageiros de Porto Velho (Set), onde são armazenadas todas informações referentes ao sistema.
 

   O computador com o programa foi doado ao município pelo próprio sindicato, como parte das compensações acordadas entre a prefeitura e as empresas de ônibus. O equipamento está instalado na Divisão de Transporte da secretaria. "Com dados operacionais mais precisos sobre o fluxo de passageiros e a quilometragem percorrida pelos coletivos em cada viagem, será possível otimizar o transporte coletivo urbano, identificar novas demandas e redistribuir o número de viagens nas linhas existentes para a busca de melhoria contínua da oferta do serviço de transporte à população", explicou Marcos Carvalho, chefe da divisão.

   O acompanhamento será possível porque no sistema de bilhetagem eletrônica, são utilizados cartões dotados de um chip de memória e segurança, onde ficam armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário adquirir. O cartão é recarregável, substitui o dinheiro, os passes escolares e vales- transportes de papel.

Monitoramento

   Semtran_-_SET_site_3Com o novo sistema em operação, a prefeitura terá como saber, por exemplo, o número exato de passageiros transportados, inclusive idosos e portadores de necessidades especiais isentos do pagamento da passagem, o percurso e o horário dos ônibus. Os dados são transmitidos para o sistema do sindicato pelo validador. O sistema é acionado na saída dos coletivos e é fechado com o retorno do ônibus à garagem. Atualmente essa fiscalização é feita pelos agentes da Semtran que fazem a inspeção in loco. "Os fiscais vão continuar nas ruas, só que teremos um ganho maior com a melhoria do serviço por meio desse programa. E até o final do mês, os ônibus deverão estar todos equipados com GPS, mais uma ferramenta que servirá para melhorar a fiscalização", adiantou Marcos.

   Porto Velho tem hoje uma frota de 172 ônibus que cobrem 52 linhas. Por dia, são transportados nos coletivos cerca de 90 mil passageiros por dia.

Por: Joel Elias
Fotos: Medeiros

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!