INTERIOR: Festival de Pesca de Cacoal é cancelado

27/04/2015 12:34

Exibindo ASPEC 2.jpg

A 11ª edição do Festival de Pesca de Cacoal, que a princípio seria realizado no dia 2 de maio foi cancelado pela diretoria da Associação Ecológica Amigos da Pesca de Cacoal (Aspec), organizadora do tradicional evento que moviemnta a cidade de Cacoal, trazendo à Capital do Café pescadores de todo o estado.

 

De acordo com o presidente da Aspec, Ivo Galvão, o festival foi cancelado devido às inúmeras exigências feitas pelo Ministério Público Estadual, a menos de dois meses da realização do evento. “O MP exigiu que a Aspec cumprisse diversas exigências e ficou complicado pra gente dar conta de tudo, em menos de dois meses. E se fôssemos cumprir outras exigências, como a obrigatoriedade do arais para cada piloto de barco participante, isso diminuiria muito a participação no festival, e tornaria inviável a realização do evento”.

 

No Termo de Ajuste de Conduta enviado à Aspec pelo MP, ficou definido que o Ministério Público encaminharia solicitação para que a Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Marinha e Corpo de Bombeiros fiscalizassem o evento, os barcos e participantes do festival.  

 

"Nós entendemos as exigências do MP, inclusive já faz parte do nosso regulamento, essas e outras exigências, exceto a do arrais amador, pois no interior de Rondônia, são poucos os que possuem esta documentação, tendo em vista que não existe posto da Marinha nesta região. 

Uma vez, a convite da Aspec, a Marinha veio à Cacoal, mas todos os custos foram bancados pela associação de Pesca. Nós calculamos que dos que participam do Festival de Pesca, apenas uns 30 ou 40 possuem o Arrais, o que mostra que seria inviável realizar o evento, uma vez que nem mesmo conseguiríamos cobrir os gastos com o Festival”.

 

De acordo com o presidente, houve uma tentativa da Aspec proposta ao Ministério Público de exigir o arrais, a partir do próximo festival, uma vez que a exigência do MP surgiu a menos de dois meses da realização do 11° Festival de Pesca de Cacoal, mas não houve consenso.

“Infelizmente nós não conseguimos entrar em um acordo, por isso decidimos cancelar o festival deste ano e nos prepararmos para tentar organizar, cumprindo as normas exigidas pelo Ministério Público, no próximo ano”, encerrou o presidente Ivo Galvão. (

 

AUTOR: Giliane Perin

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!