COLUNA MUNDO JURIDICO: Pelos jovens advogados, OAB quer redução da cláusula de barreira - Por Breno Mendes

12/10/2014 19:31

 

Pelos jovens advogados, OAB quer redução da cláusula de barreira

Por decisão unânime do Colégio de Presidentes, a OAB Nacional trabalhará junto ao Congresso Nacional para aprovar a redução da cláusula de barreira de cinco para três anos. A matéria já foi deliberada pelo plenário da Ordem, sob relatoria do presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Chaves.

Para o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a moção especial aprovada pelo Colégio de Presidentes revela a importância do tema. “A Ordem tem a missão de trabalhar pelo jovem advogado e a nossa luta no tocante ao Supersimples mostrou isso. Agora, um esforço legislativo será feito para diminuir o tempo da cláusula de barreira”.

 

Contra a corrupção: fim do investimento empresarial nas eleições

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reiterou nesta sexta-feira (10), a necessidade do rápido julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade – a ADI 4.650, que acaba com o investimento empresarial em partidos e candidatos.

“Esperamos que esta tenha sido a última eleição em que o investimento privado tenha participado. Não se trata de demonizar o empresariado ou diminuir a atividade política, mas esse modelo cria uma relação nada saudável à democracia”, afirmou Marcus Vinicius.

 

 

 Honorários Dignos

Convoco todos os colegas Advogados para aderir a campanha, divulgando, colocando o selo da campanha nas petições e nos casos concretos de tentativas de aviltamento dos honorários fazer as devidas denúncias chamando a atenção para a dignidade dos honorários, quem ganha com isso é o cidadão.

Outubro Rosa: CAARO e OAB e oferecem serviços de beleza e palestras de prevenção ao câncer de mama

Aderindo ao movimento internacional de prevenção ao câncer de mama, intitulado “Outubro Rosa”, a Caixa de Assistência dos Advogados (CAARO) irá realizar uma série de atividades para as mulheres advogadas.

O evento conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada, Comissão dos Jovens Advogados e Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP).

Os serviços serão oferecidos todas as sextas-feiras do mês de outubro na sede da CAARO em Porto Velho e começará sempre a partir das 14h00. Na capital, a CAARO fica localizada na rua Paulo Leal, 1300, bairro Nossa Senhora das Graças.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Elda Luciana de Oliveira Melo, convida as mulheres advogadas a participarem.

 

ELEIÇÕES 2014 x PESQUISA I

A pesquisa IBOPE divulgada na sexta feira anterior a eleição foi a maior aberração da história recente de Rondônia, essas pesquisas publicadas nas vésperas das eleições deveriam ser proibidas, pois induzem o eleitorado, pelo chamado voto válido, trazendo prejuízos para a democracia.

ELEIÇÕES 2014 x PESQUISA II

Tínhamos previsto que as pesquisas estavam erradas, por mostrarem o candidato a reeleição Confúcio Moura com oito pontos a frente do candidato da renovação Expedito Júnior e no final acabaram empatados percentualmente, o que comprovou que a melhor pesquisa é aquela que o próprio eleitor faz com seus conhecidos e nessa quem sempre esteve na frente foi o candidato da renovação, com a divulgação da pesquisa que mostrava o contrario o candidato acabou perdendo muitos votos, todavia Expedito ganhou em trinta e seis municípios e Confúcio Moura em dezesseis municípios. 

 ELEIÇÕES 2014 x DEBATE I

O último debate na Tv BAND, foi o pior debate já visto pós democracia, os candidatos esqueceram das propostas, preocupados apenas, com ataques pessoais, o impropério foi tão grande e em especial por parte do candidato a reeleição que foi concedido o direito de resposta a Expedito Júnior, no fim não houve ganhadores os dois perderam uma grande chance de ganhar votos dos indecisos e diminuir o índice de abstenção.

ALIANÇAS

Nesse quesito o candidato Expedito Júnior conseguiu largar na frente com apoio do candidato a Presidente Aécio Neves, que o chamou na segunda feira, para confirmar o apoio e gravar vinheta de apoio, conseguiu o apoio ainda do PV,PP, PR, PROS, de várias lideranças como Carlos Magno, Dep. Est. Luizinho, Dep. Federal Luiz Cláudio, Rosária Helena, vários vereadores da capital,  apenas para citar alguns.

Coordenação da Campanha

Mariana Carvalho campeã de votos a Deputada Federal em Porto Velho e a terceira mais votada Deputada Federal de Rondônia deverá assumir a coordenação da campanha em Porto Velho de Expedito Júnior e Aécio Neves, candidatos que representam a nova política,está marcada para segunda uma coletiva para a confirmação, todos querem esse apoio que pode ser o diferencial da eleição vencedora, devida a disputa está acirrada, enquanto Mosquini assumirá a coordenação do candidato a reeleição.

 

PRESIDENTE

O PSDB mostra mais uma vez força em Rondônia e o candidato Aécio Neves foi o mais votado ele é a favor de obras importantes para nosso estado como o asfaltamento da  BR 319 que liga Porto Velho a Manaus, conclusão dos viadutos, ponte de Abunã e ponte bi – nacional ligando o Brasil a Bolívia pela cidade de Guajará Mirim.

 

 

Breno Mendes é Advogado, membro da comissão de assuntos legislativos da OAB/RO, membro fundador do IDERO, especialista na área criminal e eleitoral. https://www.facebook.com/MENDESESADVOGADOS

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!