Atividade do comércio desacelera a 8,5% no 1º trimestre, aponta Serasa

04/04/2011 09:44

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2011 na comparação ao mesmo período de 2010, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta segunda-feira (4).

 

Como durante todo o ano de 2010 a atividade varejista cresceu 10,3%, o resultado revela que já se verifica alguma desaceleração no ritmo do crescimento do varejo brasileiro neste início de ano, afirma a Serasa Experian.

No mês de março, o varejo nacional cresceu 5,5%, a menor taxa anual de crescimento desde julho de 2009 e, descontados os efeitos sazonais, a atividade do comércio recuou 0,8% em março de 2011 ante fevereiro.

Material de construção
De acordo com a Serasa, o destaque do varejo neste primeiro trimestre foi o segmento de material de construção, com crescimento de 14,1% frente ao mesmo período de 2010. Em seguida, o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com expansão de 8,9%, também registrou desempenho favorável no acumulado dos três primeiros meses de 2011. Na ponta contrária figuraram os segmentos de veículos, motos e peças, com recuo de 1,6%; e tecidos, vestuário, calçados e acessórios com crescimento negativo de 1,0% no trimestre.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento menos acelerado do varejo neste primeiro trimestre é um sinal de que medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e a trajetória de aumento da taxa básica de juros (taxa Selic) começaram a produzir resultados visíveis para conter a expansão do consumo, especialmente dos itens em que o crédito tem participação preponderante. A Serasa estima que o comportamento deve continuar ao longo dos próximos meses

 

FONTE: G1

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!